*Por W5 Solutions

A rotina de um gestor é repleta de desafios e situações que pedem uma tomada de decisão rápida e eficaz. Um bom líder saberá qual caminho seguir e terá visão rápida das consequências de suas escolhas. Isso se chama inteligência empresarial.

Claro que não se chega nessa maturidade administrativa da noite para o dia, mas existem alguns conceitos e recursos, como os de business intelligence, que podem te ajudar alcançar mais rápido essa visão gerencial aprimorada.

Quer aprender como o BI forma grandes gestores com ótima capacidade analítica? Então vamos te dar algumas dicas.

Entenda de ponta a ponta
Um bom gestor precisa ter um ótimo entendimento dos processos e resultados de sua equipe. Com a inteligência empresarial, essa visão gerencial se amplia e é possível atingir um novo patamar de liderança.

Entre as possibilidades do BI está o uso de ferramentas, como softwares que trazem insights, coletam e cruzam dados e apresentam aspectos-chave para o entendimento do cenário da empresa, seja ele interno ou externo.

Além disso, uma ferramenta de análise de dados poderá organizar e apresentar de forma intuitiva as informações necessárias para que os tomadores de decisão possam agir.

Esse tipo de serviço auxilia os grandes gestores a monitorarem mais de perto as consequências de suas ações e saberem se estão sendo bem-sucedidos ou se é hora de mudar a rota.

Monitore, interprete e aja
Se existe uma palavra que combina com boa gestão e resultados incríveis, essa palavra é eficiência. Líderes de grandes empresas utilizam conceitos de business intelligence para monitorar sua performance, saber qual a hora de agir e trazer novidades para os clientes.

A Amazon, por exemplo, utiliza a análise preditiva para classificar o envolvimento e segmentação de seus clientes, classificar leads e analisar perdas e ganhos.

Executivos da empresa ainda afirmam que, em um futuro próximo, será possível prever o que os clientes precisarão, antes mesmo que eles saibam que precisam de algo.

Inspire-se nas atitudes dos grandes líderes e comece desde já a identificar quais podem ser os pontos de melhoria na sua empresa e anote-os em um papel. Se tiver dificuldades para isso, lembre-se que ferramentas podem te ajudar nessa análise de dados.

Faça a lição de casa
Você já pegou o papel e pensou no que não está andando bem e pode melhorar? Caso sim, muito bem. Você está dando o primeiro passo e parece disposto a se tornar um bom gestor.

Agora vem a lição de casa. Você teria o histórico detalhado dos últimos seis meses desse setor ou processo que precisa de atenção?

Sem um histórico é praticamente impossível realizar um diagnóstico e entender quais os fatores que levam ao erro. Tenha em mente que a documentação dos dados é fundamental para um processo gerencial otimizado.

Com as análises dos períodos anteriores em mãos, consiga comparar evolução ou perdas. Sem contar que a integração com o seu sistema de ERP evitará que você gaste tempo e dinheiro em soluções que serão ineficazes.

Enxergue além
Sabemos que dados podem ser confusos, ainda mais quando analisados fora de contexto ou quando representam um intervalo grande de tempo. Mas isso pode ser facilitado com a maneira como as informações são apresentadas.

O ideal é a utilização de dashboards para a análise de dados. E aqui não estamos falando de um gráfico.

O dashboard consegue ir além e mostrar de forma muito mais personalizada e objetiva o que realmente interessa. Todos esses recursos são possíveis graças à capacidade da ferramenta de BI em armazenar e cruzar dados.

Você conseguiu enxergar como a inteligência empresarial ajuda um gestor a se tornar um ótimo gestor?! Não existirá mercado desafiador ou saturado para quem consegue analisar, interpretar e gerar oportunidades através do BI.

É preciso ter vontade, ser curioso e entender que um número é só a ponta do iceberg. Quando você mergulhar e perceber a grandiosidade que os dados possuem, estará a um passo de se tornar um gestor memorável.

Tags:, ,

Você também poderá se interessar por: