*Por W5 Solutions

Todo bom gestor sabe que os dados gerados pela sua equipe precisam ser analisados e entendidos. Isso faz parte de qualquer administração e não irá mudar. O que vem se transformando nos últimos tempos é a forma de analisar esses dados, que precisam chegar cada vez mais rápidos, sempre em tempo real e possibilitando mudanças de rotas antes que os prejuízos apareçam, mas sem perder qualidade e precisão.

O business intelligence surgiu exatamente dessa necessidade de ir atrás dos números e transformá-los em informações, ampliando a visão gerencial, reduzindo riscos e ajudando a tomar decisões de forma mais assertiva.

Uma maneira fácil e rápida de ter acesso a todos os seus dados de uma única vez e de forma precisa é através de ferramentas de BI.

Ficou interessado? Então te ajudaremos a entender o que é um bom dado e como as ferramentas digitais podem ser seu braço direito nessa jornada.

Um bom gráfico
Uma das melhores formas de interpretar os dados é a utilização de gráficos. As imagens acabam facilitando o entendimento e deixando mais intuitivo.

Entretanto, um bom gráfico não é feito apenas do visual. Os dados ali contidos precisam ter relevância e servir para mudar a realidade. Se o que está sendo apresentado não agrega em nada ao trabalho, talvez seja melhor rever sua estratégia.

Dados desnecessários só te farão perder tempo e deixarão as coisas ainda mais confusas.

Dashboards

Melhor do que um gráfico, que pode ser superficial ou apresentar o recorte de uma situação específica, o dashboard reúne as informações primordiais do seu negócio. Como o nome já diz, é o seu painel de controle.

Essa ferramenta tem a capacidade de cruzar dados de diversos setores e apresentá-los de forma mais objetiva. Outro recurso é a personalização, sendo possível definir exatamente quais informações você verá e de que forma aparecerão na tela, facilitando o entendimento.

Todos esses recursos são possíveis graças à capacidade da ferramenta de BI em armazenar e cruzar dados.

Qualidade dos dados
Algo que realmente tem valor é a qualidade dos números. Se você for novo nesse mundo de análise de dados, tire um tempo para definir suas metas e entendê-las como fatores primordiais na gestão do seu negócio.

Mas, independentemente do seu nível de conhecimento, fique sempre atento à validade temporal das informações que você analisa, sua acessibilidade, precisão e consistência.

Esses quatro pilares são o que fazem um dado ter valor e merecer análise.

Portanto, tenha sempre dados atualizados, organizados de maneira intuitiva e ao alcance das mãos para acessá-las sempre que precisar. Não tem forma melhor de conseguir isso do que utilizando ferramentas de BI.

Agora que você já entendeu como a precisão dos dados e a forma, como são apresentados, são partes fundamentais para ajudá-lo a interpretar as informações, olhe para a sua empresa, identifique os pontos de melhoria e conte com o TDA para ampliar sua visão gerencial e tornar-se um gestor de excelência.

Tags:, , ,

Você também poderá se interessar por: