*Por W5 Solutions

Para gerenciar uma empresa ou um departamento de uma organização você sabe que é preciso que as coisas funcionem como uma engrenagem: todas as peças têm de estar em sincronia. Além disso, com a concorrência crescente e sem espaço para perdas, é necessário não apenas observar os resultados, mas, sim, entendê-los. E é com business intelligence, através da análise de dados, que você consegue ter essa visão gerencial e detalhada de todo o seu processo de produção ou venda para ajudá-lo na tomada de decisões.

Ainda não está convencido ou quer entender melhor a forma como o BI pode te auxiliar a alavancar seu negócio?! Reunimos cinco motivos que mostram porque você não deve virar as costas para esse serviço.

Prevenção de perdas

Imagine trabalhar no escuro, às cegas, sem saber para onde ir ou o que fazer. Quem não analisa seus resultados está fazendo exatamente isso.

A partir do momento em que você está acompanhando em tempo real todos os dados gerados pela sua equipe, você consegue detectar pontos que necessitam de melhoria e prevenir os mais variados tipos de perdas.

Um número negativo pode pôr o trabalho de todos em cheque, além de significar que alguma coisa não está indo bem em sua empresa ou departamento. Este é o momento de rever e prevenir o agravamento da situação.

Antecipação de tendências

O acompanhamento em tempo real de seus resultados abre outra janela de oportunidade: a da antecipação de tendências.

Se você tiver uma loja, por exemplo, e a black friday está chegando, é preciso criar ofertas tentadoras. O BI também pode ajudar nisso.

Os dados gerados nos meses anteriores te farão ter uma visão estratégica e aprimorada de quais peças têm maior demanda, de como o consumidor se comportou nas outras épocas e a melhor forma de aplicar os descontos.

Segundo o Google, é importante se antecipar ao que virá. Para isso, os especialistas da empresa afirmam que se deve usar 15% do tempo para coletar dados, 20% em relatórios e 65% para análise dos números.

Outra sugestão da companhia é automatizar com ferramentas competentes, que farão esse levantamento de dados e criação de relatórios. Os gestores precisarão empenhar sua energia apenas na análise.

Melhora na performance

A experiência é a melhor aliada na hora de melhorar a performance. No caso do business intelligence, a análise de dados faz esse papel.

Com a visão gerencial ampliada, prevenção de perdas e antecipação de tendências, você conseguirá definir ações para gerar conversões e aumento de receitas.

Além disso, ter consciência plena de qual caminho a empresa deve seguir ajuda na unificação da equipe em torno de um objetivo.

Resultados em mãos, recursos humanos empenhados e ações estrategicamente pensadas fazem parte da fórmula de sucesso para uma boa performance.

Destaque-se

Analistas do mercado de BI ainda revelam que 40% das empresas já usam a análise de dados para obter insights e aprimorar seus resultados. Até 2020, esse número deve chegar a 90%.

Ou seja, esse é o momento de você mergulhar de cabeça nessa tendência para não ficar para trás e ser esmagado pelos seus concorrentes.

O primeiro passo é entender que os dados não são bichos de sete cabeças e essa é a oportunidade de se aprimorar e contar com ferramentas que te auxiliam na análise.

As ferramentas te ajudam

Um estudo da KPMG Capital, feita com executivos, revelou que 99% dos diretores de TI acreditam que os dados são importante para a tomada de decisões. Entretanto, 85% deles encontram dificuldades em entender o que é apresentado e apenas 25% conseguem aplicar insights gerados através dos dados.

O uso de ferramentas business intelligence para avaliar a empresa poderia reverter essa situação. Um software de BI, por exemplo, é capaz de abrir um novo mundo de possibilidades diante de seus olhos, acompanhando os dados em tempo real e gerando ideias em tempo real de forma mais intuitiva.

Podemos te ajudar?

Seguindo as dicas que demos aqui e com a expertise de soluções de BI da W5, você conseguirá ter na palma da mão todas as informações necessárias para alcançar o sucesso e alavancar o seu negócio ainda mais rápido.

Restou alguma dúvida sobre como o business intelligence pode te ajudar? Entre em contato com a W5.

Tags:, , ,

Você também poderá se interessar por: